Visto & Imigração na Irlanda

Quando você vem para fazer intercâmbio por 8 meses, você precisará do visto de estudante. Logo que você chegar no aeroporto, eles irão te perguntar qual o seu motivo de estar aqui; e você responderá que irá estudar e te solicitarão os documentos.

No sistema te registrarão como “futuro intercambista”. Um conselho quase óbvio mas necessário é: não minta para a imigração! Quando falo “não mentir”, isso abrange tudo mesmo. Preste atenção e responda o certo. Nos mínimos detalhes. Sei que bate um frio na barriga, mas não precisa ficar com medo, se você tiver todos os documentos certos, seguindo todas as regras, não tem o que dar errado.

Agora vamos lá, vou explicar pra vocês como funciona o visto em Dublin!

COMO TIRAR O VISTO (GNIB/IRP) EM DUBLIN?

O intercâmbio começa bem antes do dia do embarque. Pelo menos 2 meses antes você deve agendar o seu visto! Os horários aparecem às 10h e às 14h30 da Irlanda (cuidado com o fuso). No dia do agendamento você deverá levar: – Carta da escola;
– carta do seguro obrigatório;
– comprovante dos 3 mil euros;
– passaporte;
– comprovação do agendamento.

No dia você deve chegar com 1 hora de antecedência e ir direto ao guichê mostrar o comprovante de agendamento e o seu passaporte e o atendente te entregará uma senha.

Aguarde a sua senha ser chamada e vá até o guichê, entregue os documentos, o atendente irá confirmá-los, tirar uma foto sua e pedir para que você pague o visto (€300), esse valor poderá ser descontado dos 3 mil euros, ok? Após isso, você terá que aguardar para tirarem as suas digitais. Fique atento porque dessa vez eles te chamarão pelo nome e a pronúncia pode sair bem diferente! Depois é só aguardar para você pegar o seu passaporte.

No dia eles carimbam o seu passaporte, mas o visto mesmo, chamado GNIB/IRP, chegará na sua casa em torno de 7 dias.

OBS: Se for o de renovação, não é necessária a comprovação dos 3 mil euros.

OBS2: O agendamento do visto não é necessário em outras cidades da Irlanda, mas em Dublin é obrigatório.

 

Compartilhe

Deixe uma resposta