Nós, Viajantes

Manu Fernandes

Viajar. Só de escrever essa palavra, já pulsam vários sentimentos em mim. Imagino que em você também. Viajar, pelo dicionário tradicional – que eu gosto de chamar carinhosamente de “tradicionário” -, significa transitar, passar por um ou mais lugares, percorrer, visitar e revisitar. No dicionário da vida, conseguimos encaixar muitas outras definições.

Eu, por exemplo, explico o termo viagem como uma grande porta aberta para memórias, ensinamentos, construções e ressignificados. Quantos de nós temos a lembrança de estar dentro de um carro com a nossa família, a janela aberta com o vento a alvoroçar as nossas madeixas. No rádio, uma música da MPB ou uma clássica, ou mesmo uma indie. O caminho musical das tão esperadas férias para destinos diversos.

Pode ser para qualquer parte do Brasil ou do exterior. Mas também aqui mesmo: Balneário Camboriú, Bombinhas, Piçarras ou Florianópolis. Ou, ainda, em tantos cantos charmosos da Serra Catarinense: Urubici, Bom Jardim da Serra e São Joaquim.

Se a nossa reflexão não tiver limites, a vida se torna uma grande viagem. Somos seres que colecionam jornadas em todos os momentos. Não é necessário embarcarmos em um avião, trem, balão ou barco para nos sentirmos viajores. A busca de descobertas faz parte de cada um de nós. Mesmo em Blumenau, a cidade onde moramos.

Digo isso porque, nos meus quase 30 anos, vivi aqui 18. Até hoje, conheço novos cantos da cidade. Muitos deles eu já havia visitado, mas hoje enxergo com outros olhos. Esse sentimento aconteceu recentemente quando visitei o Museu da Cerveja, localizado na XV de Novembro, e descobri que ele estava totalmente renovado, cada detalhe esplendoroso da história da cerveja. No mesmo dia, visitei novamente o Museu Hering e foi como se estivesse lá pela primeira vez, conhecendo a veia empreendedora do nosso povo.

A vida é um grande movimento. O crescimento como pessoa também é uma das coisas que eu busco enxergar. Olhos desbravadores às coisas que são do nosso cotidiano. Turistas na nossa cidade, por que não? Ser viajante é encontrar no meio da nossa rotina cenas que fazem o nosso peito pulsar, que secam a nossa boca e encharcam os nossos olhos. Sim, isso é uma viagem.

Vamos juntos! Te convido a acompanhar a minha coluna no Portal da Cidade Blumenau, onde eu pretendo trazer assuntos do mundo, da minha experiência viajando por mais de 15 paísestrês intercâmbios e muitas histórias pra contar, mas também pelo nosso estado e suas cidades. Sempre a descobrir o viajante que vibra dentro de cada um de nós.

Fonte: Portal da Cidade Blumenau
voltar