Como montar um roteiro de viagem

Manu em Berlim, na Alemanha (foto: Arquivo Pessoal)

Eu amo um roteiro. Ter um roteiro para te direcionar em alguns momentos é essencial para melhor otimização de tempo e também de dinheiro.

Não digo ter um roteiro 100% fiel com horas marcadas, mas sim entender o local que se vai visitar, principalmente quando embarcamos para tão longe com um curto período de tempo. O nome disso é flexibilidade.

Eu sou do tipo que gosta de aproveitar cada minuto do local, mesmo que isso inclua sentar no banco da praça e apreciar as pessoas que vivem naquela cidade. E deixa eu te contar que isso, hoje em dia, tem até nome: people watching, a arte de observar as pessoas.

Foto: Tomando um café em Edimburgo praticando o people watching – Manu Fernandes

Então, se você está na fase de planejar uma viagem ou tem um destino dos sonhos a ser realizado, já pega o papel e a caneta — ou prepare o print caso você esteja no seu celular — porque vou revelar como eu monto um belo roteiro.

Guia prático para criar seu roteiro

Em um mundo repleto de informações, muitas vezes esquecemos algo importante que vimos no nosso feed, nos sites de viagem ou até mesmo que alguém nos contou.

A primeira coisa que eu faço é abrir um documento digital para anotar todas as coisas que encontro.

Por muitos anos, utilizei o Google Drive e, no mome

nto, estou testando para a minha próxima viagem que acontecerá em junho — o destino misterioso — o site/aplicativo Notion. Mas você pode usar até mesmo o Word, bloco de notas do celular, o que você quiser!

Pesquise a história, pontos turísticos, lugares secretos, restaurantes, comidas típicas. Vai anotando em uma grande lista todos os lugares que você gostou, quer visitar ou bater uma foto, restaurantes onde você quer comer, lojas que você quer checar, mercado. Anota t-u-d-o, vai por mim!

Outro aplicativo que é essencial na hora de c

onhecer um novo destino é o Google Maps. Você já deve utilizar ele no trânsito ou para descobrir como chegar em determinado lugar aqui em Blumenau, né? Esse aplicativo vai te ajudar antes mesmo de chegar no destino.

Abra o Google Maps, coloque na opção “a pé”, pois assim você consegue colocar mais de dois destinos, e adicione os pontos que você colocou na lista de anotações.

No Google Maps, você tem a limitação de 10 pontos quando cria um roteiro, mas conforme você acrescentar os locais, você pode arrastar os pontos para que fique em uma ordem de caminhada coerente para você.

Aqui está o pulo do gato! Porque, em cidades grandes, como Paris, por exemplo, se você ficar indo de um lado a outro da cidade e depois retornar para algo que você quase passou ao lado, perderá muito tempo. Só para você ter uma ideia, quando visitei Paris, caminhei 22km em um dia! Então, eu gosto de separar por regiões.

De forma prática: anoto, coloco os pontos no Google Maps, arrasto os lugares que ficam mais próximos e separo por regiões durante o tempo que passarei n

a cidade. Uma mania pessoal é fazer uma grande caminhada linear ou circular: não gosto de ficar indo e voltando, então separo os pontos para que eu sempre siga adiante.

Com o roteiro pronto por localização, você conseguirá separar o que você fará por dia e buscar uma acomodação que fique mais centralizada nos lugares que você escolheu visitar.

Alguns segredos adicionais

Museus ou atrações pagas eu sempre pego no primeiro horário para estar mais vazio e também para ficar com o horário livre durante o dia. Algumas atrações específicas, pesquiso qual o melhor momento; por exemplo, a Torre Eiffel, eu quis visitar no pôr do sol para ver o dia escurecendo.

Foto: Uma rua em Madri que não estava no roteiro, mas que me surpreendi ao encontrar - Manu Fernandes

Foto: Uma rua em Madri que não estava no roteiro, mas que me surpreendi ao encontrar – Manu Fernandes

E, se você se permitir fugir do roteiro de vez em quando, vai se surpreender com o que irá encontrar no caminho. Por mais que eu defenda a pesquisa com unhas e dentes, tem cantinhos especiais da cidade que você só encontra quando chega lá.

Espero que tenham gostado e que auxilie no seu roteiro! Nos vemos na semana que vem, toda sexta, aqui no Portal da Cidade Blumenau.

voltar