O que fazer em Floripa – Santo Antônio de Lisboa

Eu sempre fui apaixonada por Florianópolis. Para quem não sabe, Floripa (nome carinhoso) é a capital de Santa Catarina, e é conhecida também como Ilha da Magia. Eu sou paulista, e atualmente moro em Blumenau, Santa Catarina. Mas Blu não foi a primeira opção dos meus pais para a mudança, eles cogitaram mudar para Floripa mas por alguns motivos optaram por Blumenau.

Santo Antônio de Lisboa - Manu Fernandes
Barra do Sambaqui, à caminho de Santo Antônio de Lisboa.

Mas sempre tive um amor grande por Floripa, eu amo praia e amo cidade, e lá encontro as duas junções. Lá tenho grandes memórias, desde a infância, da época em que eu jogava vôlei e até agora. Aliás, um dos meus itens da minha wishlist de ano novo é visitar mais a cidade.

E conforme for visitando, vou trazendo as coisas legais que existem por la, sendo a primeira: Santo Antônio de Lisboa!

Conhecendo Santo Antônio de Lisboa

Santo Antônio de Lisboa - Manu Fernandes

Esse pedacinho maravilhoso é um distrito, bairro e praia da cidade de Florianópolis. Fica no norte da ilha e foi descoberta pelos portugueses da Ilha dos Açores no século XVIII. Com faixa de areia curta, parece uma vila de pescador, não é pra menos que a gastronomia local é totalmente voltada para frutos do mar. Na calçada, diversas mesinhas beira mar para você pedir uma cerveja gelada e um petisco feito na hora!

Santo Antônio de Lisboa - Manu Fernandes

Santo Antônio de Lisboa - Manu Fernandes

É lá também, a primeira rua calçada de Santa Catarina! Pois é, Don Pedro II veio para uma missa no século XVII então calçaram a ruela para que o Don tivesse onde pisar. E falando em missa, lá existe uma igreja também do século XVIII, a igreja Nossa Senhora das Necessidades. Foi restaurada em 2008 e está ~novinha em folha~.

Santo Antônio de Lisboa - Manu Fernandes

Santo Antônio de Lisboa - Manu Fernandes
Igreja Nossa Senhora das Necessidades

Lá é um lugar muito lindo, e a arquitetura açoriana que rodeia o bairro faz eu me lembrar muito de Ouro Preto (se você quiser conferir como foi a minha viagem para lá, clique aqui).

Se você quiser ver como foi o passeio, confira o vídeo e também se inscreva no meu canal, é só clicar aqui:

Compartilhe

Deixe uma resposta