Amizades no intercâmbio

É sempre difícil quando as emoções afloram na hora de escrever um texto. Quando sento para digitar em palavras meus sentimentos,  tentando explicar cada situação relacionada ao intercâmbio, é como se eu abrisse portas e janelas de meu coração. 

É como se eu estivesse compartilhando uma parte de mim com vocês; e mostrado um lado muito íntimo. Afinal, o intercâmbio já ocupou grande parte da minha vida, nos planos para o futuro, no planejamento, no embarque, nas vivências e no agora. Esse agora que tanto amamos. 

Hoje resolvi falar com vocês sobre amizades que a gente faz no intercâmbio. Ao sentar-me para desenvolver essa legenda, muitas emoções vieram à tona. 

Quando decidi embarcar para um lugar distante onde não conhecia ninguém, onde o clima assustava, um lugar que (até hoje) não domino completamente o idioma e forma de falar peculiar, em que as incertezas são muito maiores do que as listas de coisas para fazer, a gente tem medo de se sentir sozinho.

Sei que não vim sozinha, tive o Bruno como companheiro de jornada e também a Bruna que veio com a gente desde o primeiro avião. Mas fazia tempo que eu não me via em um local onde eu teria que fazer amigos do zero. As pessoas não faziam a mínima noção da minha história, não conheciam o meu jeito e muito menos os meus gostos. E mesmo eu sendo uma pessoa extrovertida, até que bem sociável e adaptável, senti medo.

Acontece que eu não tinha a mínima noção de quem cruzaria o meu caminho e da intensidade com que as coisas aconteceriam em um intercâmbio.

E aí, meus caros, no meio de todo esse medo e insegurança, pessoas surgiram nas nossas vidas, pessoas com histórias únicas, pessoas singulares, com seus jeitos, com suas diferenças, com as suas experiências, coincidências, sensações de outras vidas, afinidades.

Sabe uma coisa que você aprende no intercâmbio? Ouvir. Ouvir é uma das maiores dádivas existentes. E é mágico tudo o que você vai aprender das outras pessoas e como vai eternizar dentro de si mesmo as memórias de cada um. 

Mais do que um post sobre amizade, é um post sobre as relações que você terá no intercâmbio. Todos estão vivendo o mesmo momento de suas vidas, cada um com o seu propósito e suas vontades, mas todos estão na mesma jornada.

E o que eu posso dizer? Aproveite o momento com cada um que cruzar no seu caminho, porque por mais que as amizades que criamos será para a vida, o momento aqui é único. E de certa forma passageiro. 

Com lágrimas nos olhos (pra variar), lembro vocês da nossa primeira live  no meu instagram com a @mialvess! Vamos falar sobre amizades no intercâmbio e também as que ficam no Brasil. Sábado, 29/5, às 18h do Brasil. Espero ansiosa por vocês!

 

Compartilhe

Deixe uma resposta