3 Museus para visitar em Blumenau

Toda cidade tem aquele lugar que quase ninguém conhece, mas que vale a pena ir visitar pelo menos uma vez.

O primeiro museu está nessa linha, aqui em Blumenau, temos o Museu da Água. Não sei se vocês sabem, mas Blumenau já foi alvo de grandes enchentes, até mesmo enchentes históricas! Então quando o assunto é água temos um cuidado especial. O museu foi idealizado e é mantido pelo SAMAE (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto), responsável pelo abastecimento de água e tratamento de esgotos daqui.  O museu mantém um acervo de equipamentos utilizados para o tratamento da água atuais e também de antigamente. No local, os visitantes podem conferir um grande acervo de fotos que contam a história do tratamento de água em Blumenau. E lá em cima, tem um mirante lindo,  que eu aconselho ir no pôr do sol e curtir a vista! Esse passeio é de graça.

Endereço: R. Lages. Bairro: Boa Vista, Blumenau – SC
Telefone: (47) 3340-3242
Horário de funcionamento: Diariamente das 09:00 às 18:00

Outro lugar, é o Museu da Cerveja. Blumenau é a terra da cerveja, como muitos já sabem! Temos até a famosa Oktoberfest no mês de outubro. O museu foi inaugurado em 1996 (tem quase a minha idade) e conta com uma coleção de pertencentes à uma antiga cervejaria, que era chamada de Cervejaria Feldmann. Lá tem peças antigas que mostram os equipamentos utilizados na fabricação de cerveja, fotos, documentos, textos, tudo que faz ou fez parte da história das cervejarias da região. Esse museu apareceu no Vlog da Mi, clica aqui para assistir e é de graça.

Endereço: Praça Hercílio Luz, s/n – Boa Vista, Blumenau – SC
Telefone: (47) 3326-6791
Horário de Funcionamento: Segunda a sexta das 09:00 as 17:00 – Sábado e Domingo: 10:00 às 16:00.

E mais um museu, muito fofinho: o Museu Hering! Pra quem gosta de moda, esse é o lugar! Ele foi inaugurado em 2010, e fica em uma das casinhas enxaimel da cidade (essas casas de tijolos e madeira à vista) constrúida no século XIX.  O museu é gratuito e você pode escolher por uma visita guiada (que eu recomendo fortemente, saber mais sobre a história é muito interessante) ou não. Ele conta a história de Hermann e Bruno Hering, os irmãos que construíram a marca HERING que conhecemos até hoje. Sim, tudo começou aqui em Blumenau!


Além de máquinas de costuras, o processo do algodão, muitas fotos e teares antigos, o museu possui uma parte moderna e interativa, com uma exposição sobre moda, a evolução histórica dela e os comerciais televisivos da marca durante os anos. E fique ligado no site do Museu, todo mês eles oferecem oficinas gratuitas de artesanato e DIY. Além disso, você pode levar uma camiseta branca sem estampa, e estampa-la e customiza-la gratuitamente no museu.

Endereço: R. Hermann Hering, 1740 – Bom Retiro, Blumenau – SC
Telefone: (47) 3321-3340
Horário de funcionamento:  Terça a Sexta das 09:00–18:00 – Sábado e Domingo das 10:00–16:00 – Segundas: FECHADO

Eu particularmente, adoro museus. Sabe aquele cheiro de coisa antiga? Parece que carrega tanta história e lembranças, que me fascinam!

Este post foi publicado originalmente no Cabide Colorido. O Cabide Colorido é um blog e um canal no Youtube criado para encorajar e inspirar o público a ser o melhor deles, a saírem de suas zonas de conforto e a se aventurar pelo mundo! E toda quinta-feira eu faço um post lá.

Compartilhe

Deixe uma resposta